Serviços

Os benefícios
de uma
consultoria

Uma empresa contrata uma consultoria para melhorar resultados que ela não sabe como melhorar e/ou não pode melhorar. Ela conta com a consultoria para ir além de onde está, pois por si só não está conseguindo.

A consultoria traz para a empresa conhecimento e experiência que a empresa nem sempre consegue desenvolver e manter. Traz também entendimentos, conceitos, análises e soluções desprovidos de tendencionismos, preferências pessoais, egos ou amizades, mas que preserva a cultura da empresa em seus aspectos positivos e virtuosos.

A consultoria analisa, propõe e age baseada em evidências, fatos, números, na geração de valor e na obtenção de lucro. É análise sistêmica, técnica, focada, nunca intempestiva, unilateral e/ou voluntariosa.

A consultoria possibilita que a empresa tome decisões fundamentadas em conhecimento, técnica e metodologia, em alinhamento contínuo à geração de valor e à obtenção de lucro.

Serviços mais
conhecidos
e mais
utilizados

A atuação da consultoria se dá nos sete pilares de gestão, e pode ter foco mais abrangente ou bem pontual.

O foco mais abrangente trata, em geral, de assuntos de estratégia e/ou de alinhamento com a estratégia, enquanto o foco pontual trata, em geral, da execução da estratégia, de colocar a estratégia para funcionar.

Exemplos de
atuação abrangente

  • Definir segmento de mercado ou novo nicho de mercado para atuar.
  • Desenvolvimento de produtos e serviços.
  • Avaliação do mix de produtos/serviços para atualização (quais ficam, quais saem, quais mudam).
  • Canais de venda/distribuição (definição e políticas de relacionamento).
  • Atualização da cultura organizacional.
  • Sócios que não se entendem.
  • Sócios com entendimento/postura/decisão muito diferente entre si, gerando confusão/erros, baixa produtividade e desarmonia.
  • Há perspectiva para crescer, mas falta foco, decisão e definição de como fazer o crescimento.
  • Dificuldade em encontrar/definir/implantar soluções para os problemas.
  • Implantação de equipes de inovação
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Exemplos
de atuação
pontual

  • Queda nas vendas, independente ou não da conjuntura econômica.
  • Concorrência está ganhando espaço e preferência.
  • Equipe de vendas improdutiva, perdas de vendas, vendas malfeitas (sem lucratividade).
  • Metas que nunca são atingidas ou são atingidas com facilidade; metas que mesmo atingidas não trazem melhoras nos resultados.
  • Promoções que não funcionam.
  • Divulgações que não trazem venda.
  • Produtos com defeitos e dificuldades para encontrar/implantar soluções.
  • Processos de produção sem padronização e excessivamente dependente do(s) operador(s).
  • Clientes bravos e sem resposta sobre seus problemas.
  • Baixa produtividade da equipe; descumprimento de regras e orientações; muitas faltas e atrasos; desorganização; muitos erros; fofoca.
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